Mural de Di Cavalcanti, projetado em 1954 e montado em pastilhas na parte externa da antiga redação e oficinas do jornal "O Estado de S. Paulo", à rua Major Quedinho.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
sábado, 8 de janeiro de 2011
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Como ficou diferente.. por dentro e por fora.
Hoje resolvi fazer uma comparação de algumas fotos da minha boca - arcada dentária.
Já faz quase 2 anos e meio que uso um aparelho ortodôntico baseado no conceito de biocibernética bucal. Esta busca o equilíbrio psicossomático do indivíduo, restitui a função de mastigação e estética bucal.
Na Biocibernética Bucal a respiração é ponto importante, pois considera que esta proporciona o reequilíbrios nos sistemas digestivo, cardio-vascular, entre outros. Ocorre reflexos psico-comportamentais nos resultados deste tratamento, destacando-se resultados significativos nas crianças e nos jovens, como o aumento da auto-estima, segurança emocional, dentre outros.
As mudanças ocorridas
Depois de algum tempo com o aparelho deixei de tropeçar e cair a todo momento. Hoje um tropeço e um tombo são raros. Priscila (minha dentista) explica que houve o reposicionamento do meu eixo - crânio e coluna. Com isso um reposicionamento do meu pisar... um maior equilíbrio.... ADOREI !!!
A respiração também mudou, sempre respirei pela boca e tinha a via nasal direita fechada, ou seja, respirava somente pela via nasal esquerda. Para compensar respirava pela boca. Hoje respiro pelas duas vias, as vezes ainda é um pouco difícil respirar pela via nasal direita, mas os exercícios da Yoga Kundalin vem ajudando a aprender a respirar.
Para a BCB reaprender a respirar tem haver como "o posicionamento espacial da língua, que delimita e ordena a morfologia (forma) das arcadas dentárias, e é fator fundamental na manutenção do eixo humano, repercutindo sobremaneira nos aspectos físico e comportamental do indivíduo".
Minha arcada superior foi dilatada em 8mm e a parte inferior 5 mm. Isso criou espaço não só para a língua mas também para o reposicionamento dos dentes, fazendo com que o ato de mastigação se tornasse mais confortável.
Internamente me sinto mais tranquila e equilibrada... quando me deparo com questões de difícil solução, principalmente em relações as questões que envolve o lado emocional. É lógico que a prática da Yoga e a busca constante me entender, entender porque os sentimentos surgem, de onde vem, que os provoca, como reajo a eles... como devolvê-loa ao mundo... ajuda na busca de estabelecer uma existência mais serena....
dezembro de 2010

Assinar:
Postagens (Atom)