Mural de Di Cavalcanti, projetado em 1954 e montado em pastilhas na parte externa da antiga redação e oficinas do jornal "O Estado de S. Paulo", à rua Major Quedinho.

domingo, 10 de agosto de 2008

Foram tantas coisas..

Ficamos um tempo sem acesso a Net, como já comentado anteriormente. Após a reforma do micro feita por meu irmão fiquei com um sistema Windows... que logo se encheu de vírus.. e a máquina foi enlouquecendo. Afinal ela só entende dois comandos.... sistema binário e se algo sair ou entrar fora da lógica... bau, bau... não faz mais nada.... rs

Uns dos famigerados que enlouqueceu a máquina interferia no funcionamento da memória RAM... o micro não tinha mais como carregar. Então eu e Jorge resolvemos investigar !!! tam, tam, tam, tam.... aperta daqui... escarafuncha dali... conseguimos carregar as informações através do painel de controle. Liga pra um e pra outros (wagnão, GT, Luís)... e nada... nada funcionava direito. Entretanto foi assim que descobrimos diversos seres invasores de sistema, inclusive o maléfico que impedia o funcionamento da memória RAM.

Decidimos fazer cópia dos arquivos - importantes - e tentaríamos instalar o LINUX dando um fim no Windows... a primeira dificuldade foi conseguir fazer o but por CD... pesquisa na net... (existem uns manuais que falam sobre sistema). Depois de um tempo conseguimos... abrimos o kurumin, mas não conseguíamos acesso a net... não resolveu... tentamos instalar de vez o sistema... Nada... isso foram alguns dias...

Novamente sem acesso a net... numa máquina louca... que só fazia o que queria...

Por fim, ligamos para Vinicius - que sempre nos socorre e nos 'migra' para o sistema livre.

Vina instalou todo o sistema... trouxe a versão Ubuntu - muito legal... a máquina ficou tinindo.. rápida.. voltei a usar as áreas de trabalhos... as notas e também as gavetas... tudo ótimo para organizar as coisas... esta versão gráfica é muito próxima ao que já tinha visto em sistemas MCos....
Vina explicou que essa versão LINUX é uma distribuição africana... foi então que fomos pesquisar o significado para palavra - UBUNTU.

olha só o que encontramos: (Wikpédia - Ubuntu -ideologia)

Uma tentativa de tradução para a Língua Portuguesa poderia ser "humanidade para com os outros". Uma outra tradução poderia ser "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade".

Uma tentativa de definição mais longa foi feita pelo Arcebispo Desmond Tutu:

"Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos".

Depois de tudo isso... só posso concordar que realmente Ubuntu representa em muito a proposta do Movimento pelo Software Livre.

Nenhum comentário: