Mural de Di Cavalcanti, projetado em 1954 e montado em pastilhas na parte externa da antiga redação e oficinas do jornal "O Estado de S. Paulo", à rua Major Quedinho.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vocês já ouviram falar do (a) FIB?

Um amigo esteve em casa semana passada e comentou sobre o FIB... é lógico que aproveitamos a oportunidade para dar boas gargalhadas....

Ele explicou que o Butão, adotou o FIB (felicidade interna bruta) no lugar do PIB (produto interno bruto).

Fazendo um rolê no mundo virtual visitei o 'site' Planeta Sustentável e encontrei uma matéria sobre o tema.... sobre a I Conferência Nacional do FIB.

Já fazem 2 décadas que o Butão adotou o novo critério. O quarto rei deste país acredita que "felicidade do povo deveria ser o propósito da governança".


"COMO FUNCIONA O FIB
A expressão FIB – Felicidade Interna Bruta, em substituição ao PIB – Produto Interno Bruto surgiu de um insight do quarto rei do Butão, Jigme Singye Wangchuck, quando, no início dos anos 80, respondeu a um jornalista que a felicidade do povo deveria ser o propósito da governança.

A partir disso, o Centro de Estudos do Butão reuniu especialistas de todo o mundo para encontrar os pontos-chave para a felicidade, a satisfação com a vida e o bem estar da população. Diversos estudos foram feitos e chegou-se aos nove indicadores que compõem o FIB atualmente:

- bom padrão de vida econômica;
- boa governança;
- educação de qualidade;
- saúde;
- vitalidade comunitária;
- proteção ambiental;
- acesso à cultura;
- gerenciamento equilibrado do tempo e
- bem estar psicológico.

Cada um dos quesitos é desmembrado em outros, mais específicos, num total de 73 variáveis – que verificam como estão os habitantes do país em termos objetivos e subjetivos – transformadas em um número final entre 0 e 1 – assim como o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Atualmente, o Butão apresenta um FIB igual a 0,5.

Para saber mais: "Felicidade Interna Bruta chama a atenção dos paulistanos"

Nenhum comentário: