Mural de Di Cavalcanti, projetado em 1954 e montado em pastilhas na parte externa da antiga redação e oficinas do jornal "O Estado de S. Paulo", à rua Major Quedinho.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Paraiso ecológico

Para comemorar o Ano Novo, eu e Jorge fomos para a Ilha Comprida. Pesquisamos outras praias, mas por algumas característica preferimos ir para o litoral sul de São Paulo.
Durante muito tempo os finais de semana e as férias tinham como destino o Vale - Barra do Ribeira, passeios por Iguape, Cananéia e Ilha Comprida... quando a travessia era feita somente por balsa. Quando criança moramos (Eu, Val e Ricardo) com meu pai e sua nova família em Iguape, na Barra do Ribeira (hoje conhecido como praia da Juréia).


Já fazia anos que não ia para o litoral do Vale do Ribeira e o interesse pelo Vale reaparece quando estou á terminar a ESP e escolho como tema de monografia a questão ambiental. A princípio o TCC seria um estudo sobre o Vale do Ribeira.

Para isso realizei uma pequena pesquisa, sobre as condições sociais e ambientais desta região. Encontrei muita coisa, e se já gostava de lá por uma memória da infância, fiquei encantada e ainda estou.

O Vale do Ribeira está localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, é a bacia do rio Ribeira de Iguape, que contribui para a formação do Complexo Estuarino Lagunar que abrange três municípios do Baixo Vale - litoral - Iguape, Cananéia e Ilha Comprida.

O Vale recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, representa mais de 50% de todo remanescente de Mata Atlântica, formado por diversos ecossistemas: rio, estuário, mar (vida aquática), dunas, mangue, restinga e florestas densas (vida terrestre). Todo o Vale é área de preservação ambiental, com presença intensa de vida silvestre, a Ilha Comprida é um local de migração de diversas aves.

Esta região também abriga diversas comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas e caiçaras, que são os responsáveis pela manutenção do ecossistema pois suas atividades de subsistência são de baixo impacto.

O Vale do Ribeira ao longo da história passou por diversos ciclos econômicos: exploração aurífera e outros minérios (a primeira casa de fundição de ouro está em Iguape), o cultivo do arroz, o cultivo de chá (migração japonesa), o cultivo do café e o cultivo de banana.

Antes de viajar fiz um Tur pela net:


Nenhum comentário: