Mural de Di Cavalcanti, projetado em 1954 e montado em pastilhas na parte externa da antiga redação e oficinas do jornal "O Estado de S. Paulo", à rua Major Quedinho.

sábado, 24 de maio de 2008

Bonecos Animados

Nos meses de fevereiro a março participei de um curso para construção de bonecos. A atividade foi realizada pela Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, que fica no Brás. Lá encontrei diversos conhecidos do curso de Moda-afro.

O curso de bonecos fazia parte de um projeto chamado Núcleo de Carnaval. Isso mesmo, um núcleo para produzir um carnaval a moda pernambucana. Havia, além da confecção de bonecos, confecção de máscara e adereços, figurinos, grupo de dança e percussão. Toda essa 'parafernalha' foi para a rua formando num grande bloco carnavalesco em pleno Brás.


Durante a oficina produzi 5 bonecos:

Caboclo de lança - figura tradicional do Maracatu rural,
Colombina- figura tradicional dos carnavais venezianos e também muito comum no carnaval pernambucano,
Boi-bumbá -figura da cultura popular e segundo Mário de Andrade é, o boi, elemento unificador da cultura brasileira,
Saci-pererê - figura mágica muito mais próxima do sudeste do que nordeste, mas está dentro da proposta de representação dos elementos fantásticos da cultura popular,
e por fim, fiz Carmita - figura por mim criada, inspirada nos bonecos gigantes de Olinda, no qual personagens populares são representados.

A escolha por fazer esta boneca e sua concepção está relacionada ao meu gosto por Carmem Miranda. Carmita é sobrinha neta de Carmem, é uma afro-descendente e gosta muito de festas populares.

Carmita tem a cabeça e o troco em espuma e o corpo é uma estrutura (criolina) feita com tecido e mangueiras em borracha....




A confecção dos bonecos foi feita com espuma, o que a princípio me causou um certo desgosto - pois a espuma é um derivado do petróleo e pouco ecológica. Mas quem tá na chuva é pra se molhar, dei continuidade a curso.


O corpo dos bonecos são feitos de espuma, que depois foi pintada com tinta a base de água. As roupas (se assim o tem) são de diversos tecidos, muitos deles retalhos - assim compensa a espuma...

O Saci-pererê é um boneco estandarte, ele tem um bastão que ergue o corpo e outro para manipular a mão.

O responsável pelo Núcleo de Carnaval é Deca Madureira e quem desenvolveu as aulas de confecção dos bonecos foi Leonardo.

Leonardo e Sua Esposa - Zilda

Deca Madureira - Durante a apresentação

Carmita e seu gigantismo.

Amigos que encontrei: Ana Paula e Sr. Tadeu (a direita)












Neste dia convidei para assisistir a apresentação Jorge-Pelé, Angeloca que foi com o Ícaro e com namorado e filhos (as). Daniel de Lucca também foi. Todos se divertiram muito, principalmente as crianças.






Um comentário:

Xaxeila disse...

Gostei muito da Carmita!!