Mural de Di Cavalcanti, projetado em 1954 e montado em pastilhas na parte externa da antiga redação e oficinas do jornal "O Estado de S. Paulo", à rua Major Quedinho.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

E o ano foi de novo à velho....

Os 365 dias vividos em 2009 foram muito agitados, corridos, com muitas coisas....

Além de continuar com o projeto de geração de renda fui estudar. Com o cursos sobre economia solidária e tecnologia social muita coisa mudou. Mudou em mim, nas minhas perspectivas, entendimentos do mundo, e reavivou minha ideologia. Mesmo que isso seja ponto de crítica, por parte dos 'amigos' neoliberais que insistem que a ideologia acabou, que a história acabou e devemos viver o capitalismo como forma única de organização humana e nada mais a fazer! BAH!!! Li muitas coisas, novos autores. Para quem acha que curso a distância, semi-presencial e fácil, baléla.... é não! Atividades semanais, muita leitura, muito posicionamento crítico... UFA! Bom, tudo foi feito.... assuntos que abordam sociologia do trabalho - relações de produção, educação, crise do capital, precarização do trabalho, coletivos de trabalho, autogestão, transformação social.... e a economia solidária. Todos os textos estão disponíveis no Blogue: Outras economias acontecem

No meio do ano passei a fazer um outro curso, surgiu a oportunidade de estudar design. O Consulado da Mulher em parceria com o Projeto Design Possível, ofereceram um curso para os projetos apoiados pelo Consulado.

Isso foi muito bom, pois já fazia tempo que namorava esse conhecimento. Sempre acreditei que ao passar a racionalizar a minha produção 'artemanufatureira' conseguiria melhorar os resultados. Fiz algumas releituras de bonecas que minha avó fez. Inclusive a bailarina que durante anos sonhei em te-lá.
Também aprendi fazer encadernação e já fiz algumas experiências.... Estou procurando criar produtos artesanais para um público alvo masculino. Coisa que considero pouco explorado e apresenta certa dificuldade de criação e direcionamento quando o ponto de partida são produtos artesanais.

Também andei traquinado (sacizando) com o pessoal da Lira da Vila. Foi no Carnaval (2009) que tudo começou e mantivemos encontros durante o ano e traçamos planos para uma intervenção em outubro. A sacizada foi em 31 de outubro com confecção de bonecos e brincadeiras. Para os adultos o encontro foi no bar do Raí, com o
Radinho de Pilha.

Tudo isso me trouxe novos amigos, novas conversas....
novos sonhos... vontades...

Em relação ao meu trabalho, as coisas vão mudar. Ou melhor a essa altura muita coisa já mudou. O Grupo de geração de renda não terá continuidade no ano de 2010. O foco será formar para saber uma atividade, ocupar tempo, prazer..... a questão geração de renda será um pano de fundo. Isso fez com que eu parasse para pensar.... e em breve novidades.....

Enfim, era ano novo.... coisas novas. Novos que ficaram velhos e passados como o ano que passou.

Deixou marcas, amigos, felicidades e muita reflexão.

Agora ano novo... cheio de expectativas e novidades... como tudo que é novo....

Nenhum comentário: