Mural de Di Cavalcanti, projetado em 1954 e montado em pastilhas na parte externa da antiga redação e oficinas do jornal "O Estado de S. Paulo", à rua Major Quedinho.

sábado, 16 de janeiro de 2010

QR-code

Gabrielle esteve em São Paulo e trouxe uma novidade (pelo menos para mim) o QR-code (Quick Respons) uma matriz bi-dimensional desenvolvida pela empresa Japonesa Denso-Wave, em 1994. O códico é de fácil leitura, mesmo com imagens de baixa resolução feita por câmeras de celulares (VGA). Com um programa instalado no celular este código gera acesso a informação nele contida e, neste caso, faz o link com uma URL.



A história de Grabrielle era fazer um reterritorização da Lucian@ Avelino - seu objeto de estudo no mestrado em arte e tecnologia, através da divulgação de QR-code das produções multimídias sobre Lucian@ Avelino feitos por Gabrielle.


A brincadeira (muito séria) foi da seguinte forma:

Primeiro Gabrielle preparou os QR-code para os diversos vídeos e páginas sobre Lucian@. A dúvida e problema a ser resolvido foi em relação a forma que usaríamos para materializar o código. Em que base seria a impressão. A ideia era fazer grafittis, produzir máscaras para impressão no local.
Entretanto ponderei com Gabrielle sobre a dificuldade de corte da máscara com tanta precisão. Além da necessidade das linhas serem contínuas.... o que no código não tem.
Sugeri que fizéssemos uma base simples - papel impresso; lambe-lambe. Fizemos um teste de impressão e resistência à água. Depois fizemos a impressão em papel jornal, pela porosidade da base que facilitaria a colagem pelos locais.

Para a colagem fizemos o bom GRUDE. Para fazer o grude fizemos uma pesquisa no GOOGLE: grude para lambe lambe. Conseguimos algumas versões da mesma receita ...

Para termos certeza que o grude era de boa qualidade fizemos um teste na porta de cozinha.




Um comentário:

smith disse...

Earn money and commerce it 카지노사이트 to new appears of some area princess